Como está sua memória? Segundo estudos científicos, sua resposta só é honesta se você disser: ruim, muito ruim. A pesquisa mostra apenas que nos lembramos apenas de 10 coisas que aprendemos. Os outros 90% são rapidamente esquecidos, logo após o aprendizado.
Infelizmente, você não pode escrever este argumento para um vestibular e passar na universidade, ou contá-lo a um professor e esperar ser admitido no exame. Especialmente no ensino tradicional, onde a capacidade de repetir conteúdos é quase sempre valorizada, a memória desempenha um papel fundamental. Portanto, se você conhece algumas técnicas para ajudá-lo a lembrar o que aprendeu, pode seguir em frente. Verifique:
1. Ler e ouvir não são suficientes
A melhor maneira de aprender é discutindo ou ensinando o que você está tentando aprender em grupo. É que é muito mais fácil (necessário, até) se concentrar quando você está conversando ou explicando algo para alguém. Ler ou ouvir alguém falar é muito mais suscetível a distrações e interrupções no seu processo de concentração.
2. Encontre acesso a um tópico que lhe interessa
É mais fácil lembrar algo que lhe interessa do que algo que não lhe interessa - obviamente. Portanto, se você gosta do assunto, é provável que o ache muito mais fácil de aprender. Tente encontrar um foco em um tema que não lhe interesse tanto, um corte ou uma abordagem que seja mais do seu gosto pessoal. Depois na vida adulta, se possível, estude apenas o que você gosta. A vida se torna mais fácil.
3. Concentre-se
Ignore as notificações do celular e concentre-se no que está estudando. Quando você está cansado ou distraído, é muito mais difícil para o seu cérebro determinar qual conteúdo você está consumindo.
4. Lembretes oportunos
Há momentos melhores e piores para se lembrar de algo que você aprendeu (e lembrar do conteúdo ajuda você a se lembrar das coisas). Se você quer aprimorar o conteúdo, a dica é: estude, estude de novo em uma hora e 2 horas. Ou use o Super Memo, um site que calcula a hora exata em que você esquece algo e o ajuda a lembrar antes de esquecer.
5. Descanse
Faça pausas entre os estudos. Não há como saber exatamente quanto e como você deve parar porque varia de pessoa para pessoa, mas uma boa técnica é aprender 5 minutos, que é o tempo máximo que alguém pode se concentrar em uma tarefa em média. faça uma pausa de 15 a 20 minutos antes de começar novamente. Novamente, isso pode variar, portanto, fique atento às dicas de sua mente.
6. Antes de dormir assim que acordar
Estudar nesse horário é uma boa forma de melhorar o seu conteúdo, pois o cérebro libera substâncias químicas nesse horário.
7. Faça conexões entre o que você está aprendendo e o que você já sabe
O aprendizado é um processo combinado, não individual. Uma ótima maneira de manter algo novo é conectá-lo a algo que você já conhece ou conhece. Por exemplo: se você aprender uma palavra nova em outro idioma, pode tentar associá-la a um som que soe, por exemplo, em um idioma que você já conhece.
8. Reflita sobre o que aprendeu
Reserve 15 a 20 minutos entre cada sessão de estudo para refletir sobre o que acabou de aprender. Essa reflexão sobre o conteúdo, que pode fazer você questionar e relacionar o que aprendeu com o que já sabe, também ajuda a melhorar a memória.
0 Comentários