O eletromagnetismo estuda a relação entre fenômenos elétricos e magnéticos. Um fenômeno bem conhecido do eletromagnetismo é a magnetização de um ímã.
Um mineral que pode atrair pequenos pedaços de ferro é conhecido desde os tempos antigos. Tal mineral é um tipo de ímã natural e é chamado de magnetita.
Reza a lenda que na antiga cidade grega de Magnésia, um pastor encontrou
a chave por acidente ao descobrir que ela o impedia de andar devido ao forte puxão feito na ponta de seu cajado e suas unhas. sapato
Hoje é usado por ímãs artificiais, que são feitos pela magnetização de certas substâncias, e também é sabido que o magnetismo e a eletricidade são partes do mesmo fenômeno, do qual surge o eletromagnetismo.
Fenómenos magnéticos
São constituídos por pólos magnéticos, cujas extremidades os ímanes podem atrair limalha de ferro quando entram em contacto.
Esses pólos magnéticos também permitem orientação geográfica, além de possuírem forças atrativas e repulsivas dependendo de sua localização no espaço.
Depois disso, conclui-se que os pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e os pólos magnéticos de nomes diferentes se atraem.
Matérias magnéticas
Matérias que permitem a orientação de ímãs básicos, tais como ferro, níquel e certas ligas, como aço.
Substâncias não magnéticas
Substâncias que não permitem a orientação de ímãs primários, como alumínio e madeira.
Campo magnético
Esta é a região do espaço em torno de um ímã. Isso é representado por linhas de indução, que na verdade são linhas imaginárias fechadas que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul.
Indução Magnética
Este é o fenômeno responsável pela magnetização do corpo por um ímã.
0 Comentários