link O projecto " Assessoria académica Angola" tem dois objectivos: O primeiro objectivo é o de fornecer vídeo aulas de terceiros para auxiliar professores e alunos em Angola e não só no entendimento de matérias relacionadas à Matemática, física e química. O segundo objectivo é relacionado a orientação de monografias. A ideia para o 2ª objectivo, surgiu quando eu enfrentei muitas dificuldades para produzir a monografia da minha licenciatura. Anos depois, quando eu percebi a fórmula para elaboração destes trabalhos, percebi que em 30 dias é possível concluir um trabalho de monografia ou dissertação. Desde 2012, tenho ensinado as minhas técnicas a muitos estudantes e os resultados têm sido incríveis. Todos têm terminado o trabalho semanas antes do prazo final e obtêm notas superiores a 16 em um total de 20 pontos. Além disso, minha carreira académica exige a produção frequente de trabalhos, principalmente artigos, e, diante de todas as minhas outras demandas profissionais, se eu não utilizasse as mesmas técnicas que eu ensino, seria impossível produzir os meus conteúdos e ainda manter a qualidade dos textos. Assim, eu criei e aperfeiçoei as minhas técnicas ao longo de mais de 11 anos. O primeiro objetivo foi facilitar a minha vida. Mas logo eu passei a assumir uma nova missão: mostrar ao maior número possível de pessoas que é possível escreverem as suas monografias e dissertações em pouquíssimo tempo de forma mais rápida e fácil. Assim, eu busco, persistentemente, simplificar os conhecimentos e ajudar os estudantes Universitários em Angola a alcançarem seus objetivos. Mais de 3 Mil estudantes em Angola, de diferentes cursos e áreas de conhecimento já passaram pela nossa Assessoria Académica. Todos estão Aprovados. Fizeram seus trabalhos em uma média de 30 dias e alcançaram a nota média de 17 em 20 pontos. Os números me dão a segurança de dizer que as técnicas que utilizamos de criar formulários que possibilitem o candidato escrever o seu próprio trabalho até aqueles que não têm tempo servem para todos os cursos, para todos os tipos de trabalhos científicos, para todos os temas de pesquisa, e para todas as idades. E também vai Funcionar para Você! Eu te vejo aqui do Lado dos Aprovados.

Como elaborar trabalhos com uma, duas, três ou mais páginas?

Esta publicação tenciona faze-lo perceber, como elaborar trabalhos desde uma lauda (página) ou mais e como faze-los, visto que estes permitem de forma efectiva intercâmbios de ideias, facilitando a vida do homem.  as perguntas que não se querem calar são: será que as normas para elaboração para trabalhos com uma, duas, ou cinco página são diferentes para trabalhos maiores? sempre que se recebe um trabalho académico (escolar) o que se está a incentivar a fazer? buscamos explicar essas questões ao longo do texto.

Qual é a importância dos trabalhos científicos?

Entenda: sempre que recebe um trabalho académico é como se o dissessem, “pesquise e apresente resultados novos que proporcionará desenvolvimento da sociedade”. ou ainda: é como se estivesse a responder a questão: o que achas que há mais por se estudar quanto a este fenómeno?

Elaborar um trabalho académico, não se trata de somente copiar conceitos de outros e apresenta-los como resultados da sua pesquisa, a ideia original é a produção de conhecimento e não somente a reprodução sem no mínimo haver alguma interpretação da parte do pesquisador. o objectivo fundamental por trás destes trabalhos é criar um espirito investigativo científico nos estudantes, incentivando-os a pesquisa, visto que a dinâmica do conhecimento no mundo depende de pesquisa que vêm sendo estudadas para o desenvolvimento físico e intelectual da sociedade, e graças a esta concepção hoje, a ciência resolveu diversas situações que se não descobertas criariam enormes dificuldades na resolução de problemas que o homem enfrenta na sociedade, um exemplo disto é a descoberta da penicilina.  

A partir de novas pesquisas publicadas em trabalhos de uma, duas, três ou mais páginas, livros, artigos de jornais, artigos de publicações, relatórios, websites etc, indivíduos que usam o método científico para obter conhecimentos (cientistas) descobrem novos métodos que proporcionam o progresso o desenvolvimento da vida. a capacidade do estudante de descobrir como examinar e remediar os distúrbios causados pela saúde, pelos agentes ambientais, pela formação psicológica do indivíduo e especialmente por factores socioeconómicos e tecnológicos que podem dificultar o convívio em paz na humanidade, está ligada à elaboração de pesquisas durante o período escolar.

Como elabora-los? as normas para elaboração de trabalhos com uma, duas, três… ou mais página são as mesmas para monografias, dissertação, tese e livros. a ideia é que todo o trabalho tenha uma introdução, o corpo do trabalho, cujo as partes essências são uma revisão da literatura e resultados da pesquisa fundamentado com técnicas de análise de dados se o tema exigir e interpretação pessoal do pesquisador.

introdução é a parte do texto onde o assunto é apresentado como um todo sem detalhes. deve conter exposição dos objectivos, justificativa do tema, instituir a formulação do problema, sem detalhes, dizer qual será o itinerário que o trabalho seguirá, ou seja, qual será a metodologia. deve responder se aplicará um questionário, entrevistas ou se usará ambas ferramentas?

O desenvolvimento é o corpo do trabalho constituído de capítulos, seções e parágrafos. na revisão de literatura, pesquise o que outros pesquisadores já disseram a respeito do tema. na medida que constituir esta secção fique atento e averigúe constantemente se os subtítulos em desenvolvimento estão em simultaneidade com o toda a introdução e tema do trabalho.

Não existe uma fórmula mágica para se montar essa secção com os seus subtítulos em qualquer trabalho científico, sempre dependeu da criatividade do redactor. no entanto, algumas estratégias (como montar um roteiro) ajudam a combinar as melhores palavras-chaves e criar um título que vai directo ao ponto principal do trabalho.

A secção apresentação e análise dos resultados é divida em duas partes essenciais: apresentação dos resultados e discussão dos resultados. na apresentação dos resultados

O pesquisador deverá apresentar os frutos de sua pesquisa, a partir do processo de colecta de dados. no caso de se usar questionário, pode-se descrever a frequência, os percentuais, as médias as medianas e os desvios padrão das respostas ou beneficiar-se de gráficos para descrever as respostas. no caso de entrevistas, descreva as categorias de respostas que apareceram.

Na discussão dos resultados ocorre a interpretação e discussão dos dados levantados pela pesquisa. o pesquisador deve produzir a sua análise a partir dos resultados alcançados e com base na revisão bibliográfica. todos os resultados descritos devem ser analisados, discutidos à luz da literatura revisada.

Por exemplo, se o tema for:  a influência do saneamento básico sobre a o aumento de casos de malária. pode montar o seguinte roteiro dependendo da sua criatividade:

1. Apresentar o histórico sobre a malária;

2. Apresentar diferentes conceitos sobre malária;

3. Comparar os conceitos;

4. Relacionar a prevalência da malária à falta do saneamento básico de uma forma geral.

5. Resultados da pesquisa.

6. Conclusões

Ao escrever uma secção não agrupe somente conceitos, pergunte-se: o que deverá a secção transmitir ao leitor? qual é o meu objectivo ao escrever esta parte?  faça o máximo que o desenvolvimento apresente matéria útil para os leitores.

A conclusão deve ser fundamentada no texto de seu trabalho, devendo conter deduções lógicas que correspondam aos objectivos da pesquisa. o que disser na conclusão deve ter relação directa com o tema do seu trabalho, mesmo que ele tenha uma lauda (página) apenas. deve expressar a conclusão lógica dos objectivos. embora talvez queira incluir algumas palavras-chave do título.

Naturalmente, seu objectivo ao produzir a conclusão é incentivar o leitor a tirar algum proveito das informações apresentadas pelo trabalho, além de mostrar aos leitores o que o trabalho abordou, na conclusão deve-se levar os leitores a repensarem seriamente no assunto em abordagem.

Cuidado, seja humilde, não leva as pessoas a conclusões (deduções) que você não certificou, mas por meio da indução mostre as probabilidades de o assunto ser verdade.

Quanto as sugestões ou recomendações é a apresentação de propostas para o objecto em estudo, repare se há apoio na fundamentação teórica ou nas sugestões colectadas junto aos pesquisados. é a apresentação de sugestão para uma futura evolução da pesquisa sobre o assunto, sem tentar passar a ideia que todas as propostas soluções ou (sugestões) vieram de redactor.

Por fim as referências bibliográficas são a citação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, organizadas alfabeticamente e numeradas em ordem crescente, ou por ordem de aparecimento no texto.

Esta publicação fez perceber, por que os estudantes são incentivados a elaborar trabalhos escolares, e como fazê-los. espero que valorizes esse tipo de trabalhos e compreendas como contribuem para a formação do indivíduo, visto que permitem de forma efectiva o intercâmbio de ideias, desenvolvimento da investigação e a produção científica facilitando a vida do homem.

Em síntese, uma análise audaz que podasse realçar, é a diferença social e paradoxal do mundo actual com a sociedade há 50 anos, especialmente no que se refere ao desenvolvimento das tecnologias de informação que facilitam as actividades do homem, por este e outros factos, é de extrema importância a pesquisa científica ensinada pelas escolas sejam nas áreas tecnológicas, saúde, e outras áreas, etc.

Fica claro que as normas para elaboração para trabalhos com uma, duas, ou cinco página não são diferentes para trabalhos maiores e sempre que se recebe um trabalho académico (escolar), estão a lhe incentivar a melhorar os modos de vida do homem.

Enviar um comentário

1 Comentários

Muito bem. Muita interessane.