A justificativa é a parte da monografia onde o autor fundamenta as motivações que o levaram a realizar aquele trabalho. A justificativa requer alguns padrões específicos que esclareçam os motivos para a realização de sua pesquisa. Encare a justificativa como a maneira pela qual se convence o leitor de que o trabalho possui importância e deve ser realizado.
Como construir a justificativa?
O primeiro aspecto a levar-se em conta é que esta parte do trabalho serve para elevar a importância do assunto a ser pesquisado, logo não há espaço para provar a hipótese levantada.
Evite incluir citações de outros autores na justificativa, aqui as ideias devem ser somente suas (pelo menos é aconselhável que assim seja mais ainda isso depende do critério de cada autor). É preferível que se destaque apenas a importância do trabalho aqui.
Divida a sua justificativa em 4 partes: Por quê? O quê? Quem?
1 – Por Quê: responda para as pessoas que irão ler o seu projecto o porquê de ele existir. Por que você optou por esse tema? Por que ele pode ser considerado como importante?
2 – O quê: O que o seu trabalho faz? Ele apresenta definições, conceitos, ferramentas, pesquisas, entrevistas? Ele é um projecto social ou serve para vendas?
3 – Quem: O seu trabalho foi feito para quem? Quem é o seu público-alvo? Vale ressaltar que os personagens do seu projecto, que dependendo do seu tema, são as pessoas que você entrevista, não precisam obrigatoriamente ser também o seu público-alvo.
4 – Base: esse passo é opcional, e é o momento onde você fala que livros, autores, documentários, métodos foram utilizados para a argumentação e criação do trabalho. Apesar de ser opcional, mostrar documentos é uma boa forma de comprovar importância e credibilidade.
Como exemplos, reunimos aqui uma série de perguntas que podem ajudá-lo na criação de sua justificativa é claro podem haver outras, aqui não fui taxativo.
• Quais são os benefícios que a pesquisa acrescenta no ponto de vista académico, social e individual (do estudante no caso)?
• Quais são os motivos de ordem teórica que fazem a pesquisa ser relevante?
• Quais são os motivos de ordem prática que fazem a pesquisa ser relevante?
Não deixe de prestar atenção nos seguintes aspectos ao montar uma justificativa: Conveniência do tema, novidade, valor da pesquisa e contribuição etc.
Retomando o exemplo da seria passada teremos:
Área da Saúde
TEMA: A Prevalência da malária nas mulheres grávidas submetidas ao tratamento intermitente e preventivo com anti-palúdicos em casos constatados no Hospital Provincial do Uíge.
A Malaria ainda é causa principal da morte de centenas de mulheres grávidas e nados em Angola, mesmo com todos os programas de controlo e erradicação, realizados nos últimos anos pelo Governo de Angola, através de eliminação dos vectores, triagem de doadores em bancos de sangue e melhoria das habitações e do saneamento básico.
No caso da Província do Uíge duas situações são claramente distinguidas no estudo da malária: áreas de alta prevalência, como em zonas suburbanas e áreas de baixa prevalência, como nas áreas rurais.
0 Comentários