link O projecto " Assessoria académica Angola" tem dois objectivos: O primeiro objectivo é o de fornecer vídeo aulas de terceiros para auxiliar professores e alunos em Angola e não só no entendimento de matérias relacionadas à Matemática, física e química. O segundo objectivo é relacionado a orientação de monografias. A ideia para o 2ª objectivo, surgiu quando eu enfrentei muitas dificuldades para produzir a monografia da minha licenciatura. Anos depois, quando eu percebi a fórmula para elaboração destes trabalhos, percebi que em 30 dias é possível concluir um trabalho de monografia ou dissertação. Desde 2012, tenho ensinado as minhas técnicas a muitos estudantes e os resultados têm sido incríveis. Todos têm terminado o trabalho semanas antes do prazo final e obtêm notas superiores a 16 em um total de 20 pontos. Além disso, minha carreira académica exige a produção frequente de trabalhos, principalmente artigos, e, diante de todas as minhas outras demandas profissionais, se eu não utilizasse as mesmas técnicas que eu ensino, seria impossível produzir os meus conteúdos e ainda manter a qualidade dos textos. Assim, eu criei e aperfeiçoei as minhas técnicas ao longo de mais de 11 anos. O primeiro objetivo foi facilitar a minha vida. Mas logo eu passei a assumir uma nova missão: mostrar ao maior número possível de pessoas que é possível escreverem as suas monografias e dissertações em pouquíssimo tempo de forma mais rápida e fácil. Assim, eu busco, persistentemente, simplificar os conhecimentos e ajudar os estudantes Universitários em Angola a alcançarem seus objetivos. Mais de 3 Mil estudantes em Angola, de diferentes cursos e áreas de conhecimento já passaram pela nossa Assessoria Académica. Todos estão Aprovados. Fizeram seus trabalhos em uma média de 30 dias e alcançaram a nota média de 17 em 20 pontos. Os números me dão a segurança de dizer que as técnicas que utilizamos de criar formulários que possibilitem o candidato escrever o seu próprio trabalho até aqueles que não têm tempo servem para todos os cursos, para todos os tipos de trabalhos científicos, para todos os temas de pesquisa, e para todas as idades. E também vai Funcionar para Você! Eu te vejo aqui do Lado dos Aprovados.

O Desenvolvimento (corpo do trabalho)

É o corpo do trabalho constituído de capítulos, seções e parágrafos. o desenvolvimento é constituído por:

Capítulo i- Referencial teórico.
Capitulo ii- Abordagem metodológica (este capitulo não é exigido em todas as universidades angolanas).
capitulo iii- Resultados da pesquisa.

Não existe uma fórmula mágica para se montar estes capítulos com os seus subtítulos na monografia. no entanto, algumas estratégias ajudam a combinar as melhores palavras-chaves e criar um título que vai directo ao ponto principal do trabalho. Mas a pergunta persiste: o que escrever nos capítulos e subtítulos de sua monografia?
Nós costumamos nos basear nas palavras-chaves do tema e nos objectivos específicos para escrever os capítulos e subtítulos do trabalho.
Há uma fórmula que uso:
1 capítulo = 1 objectivo específico (ou seja, um capítulo para cada objectivo específico, mas nem sempre dá certo visto que alguns objectivos só são totalmente alcançados no último capítulo).
Porém é aconselhável que o texto dos seus capítulos seja exactamente o desenvolvimento de cada um dos seus objectivos específicos.
Outra técnica interessante é criar itinerários (tópicos) para os seus capítulos ou conjunto de informações que você deve montar (em ordem) no seu capítulo.
Por exemplo, se um dos seus objectivos específicos é conceituar a malária, você pode montar o seguinte roteiro:
1. Apresentar o histórico sobre a malária;
2. Apresentar diferentes conceitos sobre malária;
3. Comparar os conceitos;
4. Relacionar a prevalência da malária à falta do saneamento básico de uma forma geral.
Outro exemplo:
Se outro objectivo especifico for:
Análise da prevalência da malária nas mulheres grávidas na Maternidade do hospital provincial do uíge, no capitulo metodológico ou noutro capitulo separado nunca se esqueça de:
1. Caracterizar o município do uíge.
2. E caracterizar a maternidade provincial.
Estes detalhes te ajudarão a alcançar o objectivo específico que neste caso será totalmente atingido no último capítulo.
Para escrever um capítulo precisas se perguntar:
O que deverá o capitulo transmitir ao leitor da sua monografia? qual é seu objectivo específico ao escrever o capítulo?
Familiarize-se com os subtítulos e analise se vão responder ao seu objectivo pretendido. como cada um deles se relaciona com o título? debaixo de cada ponto principal há vários pontos secundários desnecessários?
Quando entender o capítulo o objectivo do capítulo e como os subtítulos atingem esse objectivo, estará pronto para começar a desenvolver a matéria para o seu capítulo com seus subtítulos respectivamente.
Vamos fazer uma revisão:
Quando ir escrever o referencial teórico seja qual for o tema pergunte-se:
O que é? como? e quando? por:
1. Apresentar o histórico;
2. Apresentar diferentes conceitos;
3. Comparar os conceitos;
4. Relacionar o conceito ou comparar com outras palavras-chaves do seu trabalho.
Assim, você saberá exactamente o que escrever e em que ordem escrever os seus capítulos, espero ter ajudado.

Obs.: alguns tutores exigem que os estudantes apresentem a abordagem teórica e revisão da literatura em capítulos diferentes, você deve fazer isto se o seu tutor exigir, mas nós percebemos que não há necessidades para isto, a monografia é um trabalho que precisa responder directamente o tema quanto mas sucinta melhor.

Enviar um comentário

0 Comentários